Olá mamães! Talvez não seja novidade para a maioria mas os kit berços [as famosas almofadas protetoras das laterais] estão sendo cada vez menos recomendadas por serem grandes vilãs de acidentes dentro do berço.
Ainda na gestação busquei entender o que acontecia e minimizar o possível os riscos aqui em casa.
Para isso vetei aqueles kits cheios de babados, frufrus, apliques e detalhes. Eu optei por algo simples [menos é mais, gente!] e com espuma rígida.
Com a ida definitiva do Gustavo para o bercinho, percebi que não daria pra usar o lado do protetor que fica na grade móvel, já que a grade desce e o protetor não tem pra onde ir…
Tirá-los não era uma opção já que o Gu acordou duas vezes chorando por bater a cabecinha na madeira [que não é lá nenhum dodói significativo, mas faz acordar, faz chorar no meio do soninho e isso nenhuma mamãe quer!] então eu precisava de outra solução.
Pesquisando na internet vi alguns modelos de kit berço que um dos lados da grade é um rolo de espuma e falei “Puxa, como não pensei nisso antes?!” mas em seguida veio um frio na barriga só de pensar que aquilo pode servir de apoio para o bebê subir e ficar mais alto, podendo cair no chão. ESQUEÇA OS ROLINHOS!
No final das contas eu deixei apenas os três lados – cabeceira, pé e grade fixa, retirei o da grade móvel e coloco ele pra dormir mais pertinho do protetor do que da grade.
Hoje a maioria dos kit berços são ricos em detalhes que podem ser bem perigosos!
Aí vão algumas dicas pra você dormir tranquila e afastar os perigos do soninho do seu bebê.
- Escolha o protetor com Enchimento de espuma rígida ao invés da manta acrílica [tipo edredon].
*Por que?
Em primeiro lugar, quanto mais fofo e rechonchudo maior o risco de o bebê se sufocar nele e ficar sem ar.
A partir do 7 mês o bebê aprende a ficar em pé e as grades do berço são ótimas pra treinar essa habilidade. Conforme o bebê se apóia na proteção macia feita de manta acrílica ela vai se deformando e transforma-se num verdadeiro degrau. Aí nem preciso dizer que o bebê sobe e, dependendo da altura, consegue cair. Isso vale para brinquedos também e para as opções de protetor rolo de espuma.
- Esqueça os kit berços que tem bichinhos, cordas, fitas e laços.
*Por que?
Esses itens podem se desprender, enrolar no bebê e até enforcá-lo, como foi o caso de uma leitora do Macetes de Mãe que ela conta aqui!
Uma simples corda que imitava o cipó dos macaquinhos no kit berço Safari, enroscou no pescoço do bebê e ele chegou a ficar sem ar, só foi salvo pois dormia no quarto dos pais que ouviram sons ‘pedindo socorro’.
- Atente-se ao tamanho das fitas que prendem o protetor às grades.
*Por que?
O bebê pode puxar, desfazer o laço/nó e até se enforcar. Se necessário corte o excesso, deixando apenas o suficiente para amarrar, sem sobras.
Encontrei, no blog Amici per Amici a reforma de um kit berço, pra deixá-lo seguro. Lá ela substituiu os laços por velcros, achei a ideia sensacional!
Alguns países como Estados Unidos e Canadá estão tentando proibir a venda dos protetores de berço. Lá fora já é possível encontrar alternativas para a proteção das cabecinhas… Espumas mais baixas, tecidos presos à grade…
Por enquanto, aqui no Brasil, podemos usá-los mas com cautela e bom senso!