Bolo Pão de Ló – Simples, fácil e delicioso!


Sabe aquele bolo de aniversário com gosto de vó?? Então, eu pedi especialmente para a minha vó contar pra gente o segredo e dar todas as dicas pra não ter chance de errar. Anota tudinho, essa receita é perfeita pra fazer qualquer bolo, rocambole, pavê. A massa é levinha e por isso o bolo cresce super uniforme mesmo nos fornos mais duvidosos.

Anota aí a receita da minha avó!

Ingredientes

4 ovos
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de chá de água fervente

Passo a Passo

1. Separe as claras das gemas. Se tiver dificuldade em fazer isso, a dica é quebrar um ovo de cada vez num copo e depois passar por uma escumadeira. A gema vai ficar na escumadeira e a clara sai.

2. Bata as claras em neve e reserve. Para uma boa clara em neve você só precisa de batedeira (ou braços bem vigorosos). O mais importante é que não tenha nenhum resquício de gema, senão não dará o ponto da neve. Bata em velocidade máxima enquanto gira a vasilha até dar o ponto. Pra ter certeza que já chegou no ponto, com uma colher pegue uma boa quantidade da clara em neve e vire para cair. Se não cair, está pronto.

3. Agora bata as gemas e a água fervente em velocidade alta até fazer muita espuma, aproximadamente 2 minutos.

4. Nessa mistura, enquanto ainda bate, acrescente o açúcar e deixe bater até que ele tenha se dissolvido por completo. Agora acrescente a farinha aos poucos, sempre batendo.

5. Quando a mistura estiver homogênea, desligue a batedeira, adicione o fermento e bata “na mão”.

6. Com a massa pronta, coloque a clara em neve aos poucos, com bastante cuidado para misturar. É quase como se estivesse fazendo cafuné nos cabelos do rapaz (kkkkkkk???). Não se preocupe em misturar todos os carocinhos de clara. Essas bolhas é que vão deixar o bolo leve e fofinho. Mas faça movimentos circulares de baixo para cima.

7. Unte a forma com a misturinha mágica da vovó e farinha. Despeje a massa e bata levemente o fundo da forma no balcão para não deixar nenhuma bolha de ar.

8. Coloque no forno pré-aquecido a 180°C e deixe por aproximadamente 20 minutos. Essa massa assa super rápido, não dê bobeira! Quando a parte de cima estiver douradinha, abra o forno e espete o bolo bem no meio, se sair seco, já pode tirar.

9. Se você usou a misturinha mágica da vovó desenforme ainda quente – passando uma faca nas laterais para conferir se não grudou em nada e dando umas balançadinhas, depois uns pulinhos, até perceber que o bolo descolou por completo.

10. Pronto! Agora é só fazer o que quiser e esbanjar receitar deliciosas. Ah! Uma dica! Por não ir nenhuma gordura no bolo, o pão de ló é uma massa seca. Sempre umedeça exageradamente entre os recheios. Eu gosto de usar somente água pois o bolo já é bem doce mas você pode usar leite e essência de baunilha também. E o mais interessante dessa massa é que na falta de fermento, ela funciona igualmente!

Agora que você já sabe fazer um legítimo pão de ló, que tal correr pra cozinha e começar a fazer o seu?!

Previous Brinquedos - 0 a 6 meses
Next Spoiler - Festa da Rafinha

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *