Dicas para Festa Picnic

Olá mamães, tudo bem com vocês?

Comigo está ótimo.. sabe aquela sensação de calmaria pós tempestade? Chamemos a preparação da festa de 3 anos do Gustavo como tempestade... Ahhh.. Que mãe não fica de cabelo em pé organizando a festinha dos filhos, né? Na última semana a gente sempre diz que será a última.. e assim que a festa acaba já começamos a pensar no tema do ano seguinte... Hahahah.. Mas como esse foi nosso segundo aniversário ao ar livre, já me sinto praticamente uma profissional no assunto e tenho inúmeras dicas pra vocês... Anotem aí...!

O LUGAR
Pra começar, escolha o local. Pode ser uma praça bacana e bem cuidada, um quintal grande com espaço agradável ou um parque público. Apenas certifique-se de que há sombra - muita sombra!


Se for em um parque você precisará se informar com a administração se eles permitem festas de aniversário, quantas pessoas e quais as regras.
Por exemplo. O aniversário de 1 ano do Gustavo foi no Parque do Povo/SP. Precisamos preencher e enviar por email um formulário apenas para formalidades informando a quantidade de convidados, o horário e se haveria recreação. 
Na maioria dos parque não permitem balões - embora muitas festas usem e alguns não reclamem - porque as pessoas estouram e a sujeira acaba ficando por lá. Também costumam vetar montagem de mesas e locação de brinquedos. Ah, e nenhum parque reserva lugar/espaço, então chegue cedo e aproprie-se de onde você quer ficar.
O importante é termos bom senso, deixar tudo limpinho, organizado e não transformar a nossa festa em algo que incomode "os vizinhos" para que esse tipo de comemoração seja bem recebida nos locais públicos e se torne cada vez mais uma tendência econômica e deliciosa. Esqueça aparelhos de som!! Fala sério... Você está em meio à natureza, podendo ouvir o canto dos pássaros.. não vai rolar "e lari lari ê ôôô..."!!!!!!!!

Nossa festa foi em um parque privado, dentro de um condomínio fechado no Alto de Pinheiros/SP - chamado Condomínio Parque das Árvores. Ele é muito arborizado e tem um parquinho de tamanho bom para as crianças. O melhor de tudo é que é cercado e pequeno, difícil de dispersar a criançada, o que facilita e muito a vida dos pais que tentam conversar!



Para picnics em São Paulo deixo as dicas de lugar: Parque Villa Lobos, Parque do Povo, Parque da Luz, Parque Ibirapuera, Jardim Botânico, Parque Ceretti, Praça Vinícius de Moraes, Parque do Carmo, Parque da Aclimação, Parque Buenos Aires, Praça Fioravante Salomão, Praça Victor Civita...

DIA E HORA x CLIMA
Verifique se a data que você escolheu não é época de chuva. Mesmo que haja para onde correr, é desagradável.. Te falo isso por experiência própria... Na festa de 1 ano do Gustavo estávamos passando por um período bem crítico de seca em SP, não chovia ha 4 meses. E São Pedro resolveu fazer chover BEM depois do parabéns e não foi qualquer chuvinha.. foi um temporal... Acreditem... Cada um correu pra um lado, simplesmente tudo enxarcou e a festa acabou ali... Sorte que foi depois do parabéns... Sorte não, foi Deus! Mas não traumatizou.. tanto que fiz outra!!!!

Dias muito quentes também precisam de atenção.. se o local tem bastante sombra, se haverá lugar paa as crianças brincarem durante o pico de sol, enfim...
O ideal de horário é que seja no café da manhã ou no lanche da tarde, pensando na refeição principal da criançada - o almoço - e na exposição do sol "ruim".

Uma boa opção é alugar ombrelones ou outros tipos de cobertura, mas os preços podem ser um pouquinhos salgados.. Não esqueça de checar se o parque permite usar...

Nossa festa foi das 9h às 13h. Como estamos no horário de verão pegamos o "sol das 8h".. É cedo, verdade... Muita gente não quer acordar cedo em feriado/final de semana.. Mas como estamos na época de chuva, ao fim da tarde tende a chover... e choveu!!

COMIDINHAS E BEBIDAS
O que você vai servir depende muito do horário da sua festa. Mas tenha em mente que as pessoas estarão em pé, sentadas no chão, correndo atrás dos filhos.. Dê preferência para coisinhas fáceis de comer e embaladas individualmente. Ao ar livre estamos sujeitos a insetos, folhinhas caindo das árvores, vento, etc... Bolinhos, sanduíches, biscoitos, pães de queijo, croissants, frutas, etc... Evite salgadinhos fritos, afinal você está na vibe "green"... Na mesa do bolo - se tiver - dá pra ter sim docinhos e outras guloseimas, desde que não seja demais.

As bebidas podem ser individuais ou não. Sucos de caixinha/lata são mais fáceis de tomar... Iogurtes, danones, água de coco, chás gelados e bebidas de café da manhã vão super bem. Deixe o refrigerante para outra ocasião. Lembre de ter um recipiente para refrigerá-las. Pode ser uma grande bacia com gelo ou aqueles coolers próprios para isso.

Nossa festa teve bolos caseiros, sanduíches de atum e peru embalados em saquinhos de celofane, salada de frutas em potinhos, polvilho, pão de queijo... Na mesa do bolo fiz questão de colocar pouquíssimos docinhos, atém porque era de manhã e que mãe quer ver um filho comendo brigadeiro às 10h da matina?! Então fiz beijinhos - estrategicamente pq a maioria das crianças não são fãs - e mini pães de mel decorados com o tema.
Para as bebidas, teve suco de caixinha, água, toddynho, yakult e danoninho de beber.






DECORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
Preze por uma decoração mais clean.. Sem muito luxo e ostentação. Pallets e caixotes de feira são lindos e ótimo custo benefício! Caso não possa usar balões, opte por bandeirolas de papel, lanternas japonesas, pompons de seda.. dão um super charme pendurados nas árvores. Abuse das flores! Elas deixam super aconchegante, mesmo sendo festa de menino.

Nossa festa foi assim.. Mesa do bolo com pallets e caixotes, área de picnic com tecidos no chão e muitas almofadas.. todo mundo bem confortável e despojado, sem deixar de ser lindo!


ITENS EXTRAS
Não esqueça de levar sacos de lixo! Imprescindível também um kit de primeiros socorros, sabe como são as crianças, né? Band-aid, água oxigenada, algodão, esparadrapo, repelente, protetor solar, papel higiênico.. Tudo isso dá um bom suporte na hora do aperto.
E por falar em aperto... Não se esqueça dos banheiros. A maioria dos parques tem banheiros. Veja se são limpos, se falta algo LEVE! No caso de praças, tenha em mente que as pessoas não terão onde ir ao banheiro, veja se existe algum local como restaurante/padaria próximo que possa servir de suporte.
Recreação é bem legal, mas vai depender da idade da turminha.. Aqui, a maioria entre 0 e 3 anos ainda não brinca, então optamos em deixá-los apenas soltos, curtindo a natureza e os brinquedos do parque. Mas se a sua turma tiver a partir de 4 ou 5 anos, aí vão achar bem legal. Opte por brincadeiras "das antigas"...
Corrida do ovo na colher, Corrida de Saco, Cabo de Guerra, Siga o metre, Peteca, Pião, Pular corda, Frisbee, Pega-pega, caça ao tesouro, bambolê, amarelinha....


Comentários

  1. Ka, vc fez de lembrancinhas? Tudo lindo, vc, as crianças. .. saudades!

    ResponderExcluir
  2. Oi Karen, nossa suas dicas vão me ajudar um monte..obrigada! Mas me fala uma coisa, de todos os possíveis lugares para realizar o pic nic de aniversário qual vc mais gosta/acha que vale a pena? Obrigada novamente =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju!!! Sobre o melhor lugar, precisa pensar na idade das crianças, nos brinquedos disponíveis, na facilidade de estacionamento.. Mas eu sou super fã do Parque do Povo para crianças até uns 2 anos e do Parque Villa Lobos para crianças acima de 2.. Bjos!

      Excluir
    2. Obrigada Ka!! Usei suas recomendaçoes (rsrs) e estou fechando o picnic do.meu.filhote. 😊 bjus

      Excluir

Postar um comentário

Instagram

Postagens mais visitadas