Sobre ser Mãe de Dois: Nossos primeiros dias!

 

Muitas tem me perguntado como estou conseguindo dar conta de ser mãe de dois, se tenho ajuda e ansiosas por dicas... A verdade é que não faz nem 20 dias que entrei nesse mundo e não me sinto tão pronta assim pra dar dicas, mas vou contar como tem sido.. isso pode ajudar..!
Não tenho ajuda em casa.. mas desde que a Rafa nasceu temos uma faxineira que vem às sextas para fazer a limpeza pesada e passar roupas, já que eu ainda me recupero de uma cesariana.



Sempre fui bem resistente a ter faxineira só uma vez por semana pq nunca achei que ajudasse muito. No final ainda teria que lavar louça todo dia, limpar banheiros, tirar lixos, varrer e passar pano na casa, cozinhar e cuidar da roupa. Massssss nessas últimas duas semanas pelo menos não lavo banheiro, não limpo vidros, geladeira, etc.. enfim, tá me ajudando sim.. pelo menos um pouquinho.
Nos primeiros 15 dias tive ajuda do marido pra tudo. Sentia bastante desconforto no corte e peguei leve, respeitando muito o resguardo. Nao peguei peso, não trocava fralda do Gu, fazia tudo em câmera lenta, etc..
Nos últimos 5 dias o que tem me ajudado muito é ter uma rotina bem estabelecida.. não foi tarefa fácil, nunc tivemos isso aqui antes, mas com duas crianças, é necessário pra sobrevivência de todos!
Claro que com um RN não há muitos horários determinados mas mantenho o que consigo com o Gu e o dia já flui muito bem.
Acordamos as 7h. Normalmente o Gu já toma banho com o papai. Tomamos café e o papai vai trabalhar. Brincamos em casa enquanto eu tento fazer alguma "tarefa do lar" (louça, roupa, etc..). Se o clima está Ok descemos no playground. Rafa vai no sling pra que eu consiga correr atrás do Gustavo. Às 11h subo pra preparar o almoço que precisa sair às 11h40. Sempre tenho algo já meio pronto.. ou arroz, feijão, um carne descongelando, enquanto Gu brinca e/ou vê um desenho. Depois do almoço, mais brincadeira.. Às 14h ele toma uma mamadeira e o coloco pra dormir. Com sorte levo uns 20min. É nesse momento que curto muito um grudinho com ele, mesmo se a Rafa precisar estar entre nós dois pra mamar..
Gu e Rafa dormem a tarde. Gu acorda às 17h e a Rafa um pouco antes disso..
Nessas 3h eu tento adiantar o que dá ou simplesmente durmo com eles..
Gu acorda e janta.. brincamos até o papai chegar, umas 19h30.. ele curte muuuito, brinca horrores com o papai.. às 21h começamos o processo de banho, mamá e soninho..
Colocar pra dormir, independente do horário costuma ser a parte mais difícil do meu dia. O Gustavo precisa de mim deitada ao lado, cantando, fazendo carinho, pra pegar no sono.. e as vzs é bem desgastante. Mas mesmo com a Rafa resmungando de cólica ao lado, tenho conseguido...
O tempo todo dou muita atenção a ele. Ouço tudo oq ele fala, conversamos, interagimos, sento no chão, faço brincadeiras. Percebo se está chateado, se quer um colinho... Essa é a minha maneira de fazê-lo não sentir diferença na atenção que ele deixou de receber com a chegada da irmã.
Muitas vezes ela está no meu colo, mamando, arrotando.. mas isso não impede que eu dê atenção aos dois ao mesmo tempo.
Claro, em alguns momentos estou dando banho ou trocando a fraldinha dela e não tem como parar o que estou fazendo para atendê-lo prontamente, mas sempre consigo me abaixar, falar calmamente que já vou acabar e poderei fazer oq ele está pedindo.
Em outros momentos os dois choram juntos e eu preciso atender quem está com a maior urgência. Mas sempre dá certo no final... Tão certo que ele não tem nenhum ciúmes da irmã comigo, nem teve qualquer mudança no seu comportamento.
Verdade que minha casa tem sempre duas ou três tarefas por concluir.. tipo.. nunca consigo terminar de lavar a louça, sempre tem roupa embolada em cima do varal esperando pra ser estendida ou a máquina de lavar aberta, com metade das roupas pra dentro, a outra metade espalhada no chão, já que em algum momento parei de separar para atender um dos filhos...
Essa disponibilidade toda, a todo momento, para ambos tem um preço.. chega o fim do dia e eu estou morta, exausta e só quero fechar os olhos e capotar.. mas é desse jeito que estou levando nossos dias..
Não me cobro em ser uma mãe melhor, em ter mais tempo para um ou para outro.. tento viver cada momento com humor e leveza, sem pressão...
Sei que ao longo do tempo as coisas vão ficar mais difíceis, especialmente pq a Rafa vai dormir menos, exigir mais atenção.. mas por enquanto, vamos vivendo cada dia o seu mal..!

Comentários

  1. Estou super curiosa com sua nova rotina . Pois tenho uma filho de 2 anos e 7 meses e estou gravida de 3 meses . Então estou acompanhando vc em tudo para quando for a chegar do próximo bebe eu já esteja com algumas dicas e algo planejado . Que Deus continue te sustentando , te dando força para cada dia vencer uma etapa . Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Instagram

Postagens mais visitadas