Hipo o que? Método Hipropressivo


Olá mamães!
Desde que comecei a fazer as séries de exercícios do método Hipopressivo, muitas tem dúvidas sobre o que é, para que serve, quem e quando pode ser feito, então, com uma mãozinha do professor Alexandre Alves, diretor da Fit Mommy, vou ajudá-las respondendo essas dúvidas.

O que é o método hipopressivo?
É uma série de exercícios posturais aliados à respiração que diminuem a pressão intra abdominal, trazendo a barriga para dentro, o assoalho pélvico para cima e fortalecendo a musculatura das costas.
Quem deve fazer?
O método hipopressivo só é contra-indicado a pessoas hipertensas ou gestantes. Qualquer um pode fazer e a Fit Mommy é especializada no tratamento do pós-parto.
Durante a gestação, os músculos abdominais sofrem uma separação chamada de diástase devido grande peso do útero sobre o assoalho pélvico e o reto abdominal. Essas disfunções no assoalho pélvico acometem cerca de 25% da população, muitas vezes comprometendo a qualidade de vida e causando grandes constragimentos.
A perda do tônus de sustentação da musculatura abdominal não é estética, ela pode levar a sérios problemas posturais e dores crônicas na coluna. Até então, a diástase não tinha tratamento a não ser uma intervenção cirúrgica.

Assim que seu médico der alta para iniciar exercícios físicos, é importante começar! Mas não há problemas se você já tem filhos maiores, os resultados podem ser alcançados da mesma forma, o que não pode é fazer exercícios abdominais convencionais, pois isso irá piorar o tamanho da sua diástase e pode piorar a incontinência urinária.

Como saber se eu tenho diástase e qual o tamanho dela?
É fácil descobrirmos se a nossa faixa abdominal está cumprindo sua função de sustentação.  Deite-se de barriga para cima, coloque a mão sobre o umbigo produza uma tosse. Se a barriga subir, seu músculo não suporta aumentos de pressão intra abdominal.
Outra maneira é, deitar no chão e subir levemente o tronco, em posição de abdominal convencional. Abaixo do umbigo e entre as costelas coloque o polegar para sentir o tamanho do espaço entre a musculatura.
Aqui o Alê estava examinando a minha diástase. A superior deu por volta de um dedo e a inferior um dedo e meio -quase dois.

Nós não nascemos dessa forma, nosso músculo se desprograma pelo aumentos de pressão das atividades do dia a dia, mas principalmente, por exercícios mal feitos e má postura.

Quais os benefícios?
– Redução do perímetro da cintura em até 8%;
– Melhora a postura, reduzindo lordoses e cifoses;
– Aumenta o tônus do assoalho pélvido e da faixa abdominal em 58%;
– Incrementa a força do assoalho pélvico em 20%;
– Aumenta o metabolismo em 15%;
– Previne a incontinência urinária;
– Evita prolapsos (perda da sustentanção dos órgãos genitais: bexiga, uretra, útero, intestino e reto);
– Previne hérnias vaginais;
– Melhora a vascularização e a sensibilidade sexual.

Por que é indicada para pós-parto?
A prática esportiva aumenta a pressão intra abdominal e agride o assoalho pélvico. Após o parto, quando essa musculatura está ainda mais fragilizada, a intensidade do esforço, como corridas e saltos e abdominais podem aumentar e muito a incidência de incontinências urinarias.

Abdominais convencionais nunca mais?
Um estudo da National Strenght and Conditioning Association’s Journal of Strenght and Conditioning Research mostra que abdominais convencionais não reduzem a cintura, não diminuem a massa gorda e nem aumentam de forma significativa a força concêntrica ou excêntrica e sim, aumenta o risco de hérnias abdominais, inguinais e discais, disfunções sexuais, prolapsos uterinos  e incontinências urinárias.

Para mais informações, assista o vídeo:

Contribuição do Prof. Alexandre Alves – Licenciado Expert no método hipopressivo e diretor da Fitmommy.

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No Comment

  1. outubro 22, 2015
    Responder

    Ai adorei! Quero super fazer!

  2. outubro 22, 2015
    Responder

    Sempre soube sobre o assunto mas nunca entendi como identificar.
    Ficou bem claro no seu post.
    Amanhã mesmo vou testar e ver se tenho 😉

    Bjss!!
    http://mamaeisabebearthur.blogspot.com.br/

  3. novembro 4, 2015
    Responder

    Muito Obrigada Isa pelo seu feedback!! E obrigada tbm pela visita!

  4. novembro 4, 2015
    Responder

    É muito bom mesmo! Bjs e obrigada pela visita!

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