Orgulhe-se sim, você já é vitoriosa!

orgulho [or.gu.lho] s.m.
1 Conceito muito elevado que alguém faz de si mesmo; altivez, brio. 2 Amor-próprio exagerado. 3 Empáfia, bazófia, soberba. 4 Ufania. 5 Aquilo de que alguém pode orgulhar-se: O bom filho é o orgulho de seus pais.
Fonte: Dicionário Michaelis


Acho interessante como até mesmo o dicionário distorce a palavra orgulho. "Amor próprio exagerado"?? Como alguém pode afirmar que é exagerado?

A palavra não fica tão soberba assim quando a usamos para falar de outra pessoa. "Tenho muito orgulho de você." Assim fica bem melhor, né?!

Mas, por quê? Por que, diachos, não podemos sentir isso de nós mesmas?! Por que não podemos sentir isso dos nossos próprios feitos?
Vou falar uma coisa. Eu me orgulho muito de ter dado à luz ao meu filho de parto normal e digo mais, me orgulho muito de, após 21 meses, ainda ter força e disposição para amamentar. Isso é errado? Isso é motivo para que eu me envergonhe? Desculpe se a sua opinião é contrária à minha, mas deixe-me sentir esse orgulho!


Como diz um ditado popular: "Você só vê as pingas que eu bebo, mas não os tombos que eu levo"...
Ninguém sabe o quanto me doeu parir, o quanto sofri na recuperação de um corte tão íntimo.
Ninguém sabe o quanto eu chorei de cansaço e exaustão entre as intermináveis mamadas noturnas, ninguém faz a menor ideia do sentimento de incapacidade que eu senti por tantas vezes que tentei desmamar e não consegui. Frustração dói bem mais do que um parto normal, pois o parto termina em horas, a frustração você carrega uma vida inteira.

Daí você pode estar se perguntando: "Então por que ela se permitiu passar por todo esse sofrimento? Apenas para bater no peito e se orgulhar de ser melhor?"
Aí é que está o sentido da palavra orgulho! Tudo o que eu passei me transformou e me deixou alguém melhor sim. Não melhor do que você, não melhor do que mães de cesarianas, muito menos melhor que mães que, por quaisquer motivos, não amamentaram. Tudo isso me fez alguém melhor do que o que eu era antes. Porque a Karen de antes desistia dos seus objetivos na primeira queda. E isso é a única razão pela qual eu me orgulho sim, com muito orgulho!

Ora, se até mesmo a Bíblia fala para termos orgulho: "Se devo me orgulhar, que sejam nas coisas que mostram a minha fraqueza." (2Cor 11:30). O que isso quer dizer? Que quando transformamos nossa fraqueza em algo poderoso, isso é motivo de nos orgulharmos. Veja, ser orgulhoso é diferente de orgulhar-se.

No dia mundial do apoio à amamentação vi muitos relatos lindos, mas também muitas mães confusas ou magoadas. Talvez a mídia tenha distorcido o sentido desse grande dia que foi especialmente separado dos outros 364 dias do ano para incentivar e mostrar ao mundo a importância do leite materno, não para diminuir ou desrespeitar alguém. 

Mas pare um pouco e pense. 

Sua frustração foi não conseguir um parto normal ou não amamentar? Ou seria porque seu filho come mal? Quem sabe seja porque ele ainda não dorme uma noite inteira, ou não saiu das fraldas? Pode até ser porque ele não começou a andar ou talvez porque gostaria de passar muito mais tempo com ele e não pode.
Tenho certeza que, apesar de muitas frustrações maternas, você tem inúmeros motivos do que se orgulhar por aí. Não se envergonhe, se orgulhe! A maternidade não é nem um pouco fácil, mas um pouco de amor próprio exagerado pode torná-la muito mais leve! Permita-se!
Pense nisso...

Comentários

  1. Olá Karen, tudo bem? Preciso da sua ajuda. Estou gravida de 6 meses do Davi e ainda nao montei seu quartinho. Estou sem ideia e sem criatividade, além disso nosso orçamento nao é tao alto assim. Minha casa é de madeira e nao sei como decorar. Podes me ajudar?

    Meu e-mail : thaissimes2013@hotmail.com

    Obrigada!

    Thais Chinelatto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaís, boa tarde! Você já viu o post "Montando o quarto do bebê gastando pouco?"
      O link é http://www.mamaedecasa.com.br/2014/03/montando-o-quarto-do-bebe-com-pouco.html
      Acredito que pode te ajudar muito! Boa sorte!!

      Excluir

Postar um comentário

Instagram

Postagens mais visitadas