Odontopediatria: Verdade ou Mito: Antibiótico estraga os dentes?


Olá Mamães, 
hoje é dia de post da nossa especialista em odontopediatria, Dra. Daphene e o assunto é um tanto popular! 
Quem já ouviu falar que, quando era criança tomou remédios demais e ficou com os dentes fracos? Bem, eu mesma, já falei isso… Mas, é verdade ou é mito? Afinal, antibiótico estraga os dentes? Deixa os dentes fracos? Causa mais cáries?

Com vocês, Dra. Daphene. Boa leitura!

Antibiótico não causa Cárie.

A relação da presença da cárie em crianças com o uso de antibióticos é um assunto ainda bastante comum nas clínicas odontológicas, principalmente para os odontopediatras.


Alguns antibióticos contém açúcar (sacarose) em sua composição, para que o sabor seja mais facilmente aceito pelas crianças. 
O fato da existência do açúcar gera alguns mitos de que os antibióticos deixam os dentes “mais fracos” e causam cárie. 
Essa quantidade de açúcar não é capaz de causar cárie nos dentes; portanto é fato: antibiótico NÃO causa cárie! 
O verdadeiro causador da cárie é a constante presença de placa bacteriana e a falta de higiene bucal!

Dra Daphene Ozelame Costa – Odontopediatra FOB/USP 
 
Previous Eles também sentem medo de te perder!
Next Mamãe de Casa Viaja: Dia 0 - Indo para a Disney

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *