Quando é a hora certa de mudar para a caminha?

Já contei aqui que o Gustavo deixou de dormir no berço no dia em que ele pulou caiu de cabeça...
Daí adaptamos o quartinho dele para essa nova fase.
Como o berço já virava uma mini cama, tudo foi muito rápido e fácil, só precisamos comprar uma grade de proteção maior, já que a de fábrica não me deixava nada segura.
Colocamos o tapete de EVA, que ficava na sala, aos pés da cama e o ensinamos a subir e descer quando quisesse.

Desde então venho recebendo muitas perguntas sobre quando é a hora certa de tirar a criança do berço e passar para a cama [ou mini-cama]
Mas primeiro, vamos falar da escolha da cama...


O que é melhor? Comprar uma mini cama ou uma cama de solteiro direto?
Essa resposta é muito pessoal, claro. Temos alguns pontos a considerar...
Se você encontrar um modelo de berço dentro dos padrões de qualidade e segurança, que te agrade e que seja mini cama também, esse vale investir sim!
Se o seu berço não é o modelo que vira mini cama, vamos lá...!
O espaço que a cama de solteiro ocupará será maior do que o berço atual, pondere se esse espaço "perdido" poderia ser melhor usado, por exemplo, por uma mesinha com cadeiras ou um organizador de brinquedos.
As mini camas costumam ser bem mais baixas que as camas comuns, facilitando o subir e descer dos pequenos!

Optando por comprar uma mini-cama, observe o tamanho do colchão do berço. Normalmente é o mesmo tamanho - no caso do padrão americano - isso quer dizer que você poderá usar o colchão por mais um bom tempo e seu filho irá usar a mini cama até o 6º ou 7º ano, dependendo do tamanho da criança. 
Além disso, mudar do berço para a mini cama é mais confortável para a criança que não estranha tanto o espaço a mais.

Eu, particularmente, gosto da ideia de ter a mini cama, ao invés da cama de solteiro, para que essa passagem para a cama de solteiro seja um novo marco no crescimento e amadurecimento da criança, que estará quase [querendo os pais ou não] deixando de ser criança.

Agora vamos ao que interessa...
Quando é a hora certa de sair do berço?

Bom, não existem regras para a hora certa, mas algumas coisas são necessárias de se observar.

A maioria dos berços tem três [ou mais] alturas reguláveis do estrado. Quando, na última altura, a grade de proteção do berço está acima da altura das axilas do bebê, por mais BEBÊ que ele pareça ser, aconselho você a tirá-lo de lá.
O Gustavo NUNCA se quer demonstrou interesse em escalar ou pular o berço. Sempre que queria sair ele estendia as mãozinhas e chorava. Bastou tentar uma vez e eu não estar lá para que um acidente acontecesse.





Por isso, atenção! Não se engane, nessa foto a altura do bebê e da grade já é uma situação em perigo!


Agora que você já sabe o momento certo de tirar o seu filho do berço, não esqueça que algumas coisas vão mudar, não só a cama!

Dormir na própria cama também quer dizer ter liberdade para sair quando quiser e isso requer alguns cuidados extras quanto aos acessos da criança aos demais cômodos da casa.
Imagine que agora a criança pode acordar sem fazer barulhos, ir até o banheiro, até a cozinha, escadas ou mesmo à cama dos pais.

Para escolher a caminha ideal, caso o seu berço não seja reversível, faça a criança participar desse momento, por menor que ela seja, ela vai curtir e fique atenta a algumas coisas:
  • Camas com bordas arredondadas e sem peças que se soltam;
  • Camas com boa altura para que a criança consiga subir e descer facilmente;
  • Camas com grades de bom tamanho e altura - o ideal é das que vão da cabeceira até depois da metade do colchão;
  • Selo do INMetro que fiscaliza qualidade nos materiais tais como madeira, tinta atóxica, peso e estabilidade.
Na montagem da cama [mesmo que seja só arrumar o colchão, lencol, etc] deixe que a criança participe de tudo, explique o que está acontecendo. Não é um bom momento para uma surpresa em que ela sai para a escolinha de manhã e quando volta pra casa - o seu berço sumiu!

Espero ter ajudado com essas informações... Boa sorte e nos conte como foi a sua transição!

Comentários

Instagram

Postagens mais visitadas