Protetores de Berço: O Perigo dorme ao lado!

Olá mamães,
Talvez não seja novidade para a maioria mas os kit berços [as famosas almofadas protetoras das laterais] estão sendo cada vez menos recomendadas por serem grandes vilãs de acidentes dentro do berço.

Ainda na gestação busquei entender o que acontecia e minimizar o possível os riscos aqui em casa.
Para isso vetei aqueles kits cheios de babados, frufrus, apliques e detalhes. Eu optei por algo simples [menos é mais, gente!] e com espuma rígida.

Com a ida definitiva do Gustavo para o bercinho, percebi que não daria pra usar o lado do protetor que fica na grade móvel, já que a grade desce e o protetor não tem pra onde ir...
Tirá-los não era uma opção já que o Gu acordou duas vezes chorando por bater a cabecinha na madeira [que não é lá nenhum dodói significativo, mas faz acordar, faz chorar no meio do soninho e isso nenhuma mamãe quer!] então eu precisava de outra solução.

Pesquisando na internet vi alguns modelos de kit berço que um dos lados da grade é um rolo de espuma e falei "Puxa, como não pensei nisso antes?!" mas em seguida veio um frio na barriga só de pensar que aquilo pode servir de apoio para o bebê subir e ficar mais alto, podendo cair no chão. ESQUEÇA OS ROLINHOS!






No final das contas eu deixei apenas os três lados - cabeceira, pé e grade fixa, retirei o da grade móvel e coloco ele pra dormir mais pertinho do protetor do que da grade.



Hoje a maioria dos kit berços são ricos em detalhes que podem ser bem perigosos!

Aí vão algumas dicas pra você dormir tranquila e afastar os perigos do soninho do seu bebê.


  • Escolha o protetor com Enchimento de espuma rígida ao invés da manta acrílica [tipo edredon]

*Por que? 
Em primeiro lugar, quanto mais fofo e rechonchudo maior o risco de o bebê se sufocar nele e ficar sem ar.

A partir do 7 mês o bebê aprende a ficar em pé e as grades do berço são ótimas pra treinar essa habilidade. Conforme o bebê se apóia na proteção macia feita de manta acrílica ela vai se deformando e transforma-se num verdadeiro degrau. Aí nem preciso dizer que o bebê sobe e, dependendo da altura, consegue cair. Isso vale para brinquedos também e para as opções de protetor rolo de espuma.


  • Esqueça os kit berços que tem bichinhos, cordas, fitas e laços.

*Por que?
Esses itens podem se desprender, enrolar no bebê e até enforcá-lo, como foi o caso de uma leitora do Macetes de Mãe que ela conta aqui!
Uma simples corda que imitava o cipó dos macaquinhos no kit berço Safari, enroscou no pescoço do bebê e ele chegou a ficar sem ar, só foi salvo pois dormia no quarto dos pais que ouviram sons 'pedindo socorro'.




  • Atente-se ao tamanho das fitas que prendem o protetor às grades.

*Por que?
O bebê pode puxar, desfazer o laço/nó e até se enforcar. Se necessário corte o excesso, deixando apenas o suficiente para amarrar, sem sobras.
Encontrei, no blog Amici per Amici a reforma de um kit berço, pra deixá-lo seguro. Lá ela substituiu os laços por velcros, achei a ideia sensacional!


Alguns países como Estados Unidos e Canadá estão tentando proibir a venda dos protetores de berço. Lá fora já é possível encontrar alternativas para a proteção das cabecinhas... Espumas mais baixas, tecidos presos à grade... 

Por enquanto, aqui no Brasil, podemos usá-los mas com cautela e bom senso!

Comentários

  1. Agora já tem no Brasil o BreathableBaby: Tela Respirável Protetora para Grade de Berço. Ela não causa sufocamento, evita choques e contusões e impede que a mãos e pãezinhos do bebê fiquem presos entre as grades do berço. Alem disso, evita a escalada do bebê. Site do importador: www.aptotrading.com.br.

    ResponderExcluir
  2. Meninas, eu comprei o meu protetor Anti-sufocamento de uma marca nacional. Tinha comprado esse importado, mas com ele a grade móvel não pode ser usada e ele não é lá muito bonitinho. Comprei da marca Infanto, é do Paraná. A grade móvel pode ser usada normalmente é o acabamento é feito em renda e tecido de pachwork, além de seguro é lindo!!! Eu achei na zigmundi de Londrina. Mas eu encomendei direto para poder usar o tecido que eu queria. Não tenho o telefone fixo mas o Whats deles é (43) 9628-1152. Acho que tem na balloarts e zig Mundi de Maringa-PR também.

    ResponderExcluir
  3. Eu também comprei da INFANTO.
    o meu ficou lindo!! também consegui um tecido bem bacana que combinava com tudo!!!
    o site deles é www.infantocursos.com

    ResponderExcluir
  4. O bebe pode se sufocar tanto com o protetor como com o mosquiteiro,por isso faço os protetores com espuma sob medida.(18)3323-6208

    ResponderExcluir
  5. Também comprei desta marca INFANTO.... O quartinho do meu baby ficou lindooo.... seguro e lindo!!! Posts como estes deveriam ser mais divulgados para alertar as mamaães que ainda não conhecem os riscos destes protetores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você só colocou o protetor respirável. Não tem problema do bebê vir a bater a cabecinha. Abraços Carol.

      Excluir
  6. Eu comprei na Infanto também.... super recomendo...

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei na Infanto também.... super recomendo...

    ResponderExcluir
  8. Sou profissional de recem nascido e vejo que protetores de berço muito grosso pode causar acidentes melhor os mais fino e com velcro ou lacinhos pequenos .experiência de 30 anos frefiro que os bebês durmam no travesseiro anti refluxo e lancei um com um suporte p o bebê não escorregarse alguem quizer conhecer entre em contato comigo meu whattzap 011999966902 leonilda

    ResponderExcluir
  9. Esse travesseiro anti refluxo pode ser usado até o sexto mês evitano bebê engasgar p todos bebês mesmo que não tenham refluxo pois todos bebês regorgitam e podem engasgar estando sem o travesseiro anti refluxo

    ResponderExcluir
  10. Esse travesseiro anti refluxo pode ser usado até o sexto mês evitano bebê engasgar p todos bebês mesmo que não tenham refluxo pois todos bebês regorgitam e podem engasgar estando sem o travesseiro anti refluxo

    ResponderExcluir
  11. Ola, estou a procura do kit berço na cor azul e amarelo ou azul e branco, nos sites informados acima não acho, alguma dica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja cinseguiu seu kit berço?! Te convido a ver meus enxovais artesanais. Face mel merino pistucias.

      Excluir

Postar um comentário

Instagram

Postagens mais visitadas