O bebê não quer comer. E agora?!

Olá mamães e papais!
Como já contei aqui no blog estamos numa fase de introdução alimentar.
As frutas fizeram sucesso mas os alimentos salgados estão sendo 100% rejeitados.
Já tentei de todo jeito.. Papinha com pedaços, passada na peneira, batida no mixer, legumes e verduras cozidos em pedaços grandes, já mudei os temperos até apelei pra Nestlé e nada adiantou...
O que gerou um pouquinho mais de interesse foram os pedaços grandes, mas eles sempre acabavam no chão, claro.. E quando iam à boca, eu morria de medo que o Gustavo engasgasse com os pedaços grandes que ele conseguia morder com a gengiva.
Então, eis que passeando pelo Instagram vejo um post da @babynutri, que repostou do IG @pequeno_olhar. [Muito obrigada pelas informações esclarecedoras, meninas!]

Aliás, tomei a liberdade de postá-lo aqui no blog, pra compartilhar com vocês! 
Todos os créditos à @babynutri e @pequeno_olhar

O Bebê não quer comer. 
A gente se prepara tanto para a começar a dar comida ao bebê...compra cadeirão, procura receitas, pesquisa sobre os alimentos, ai faz a papinha com todo amor do mundo, seleciona os melhores ingredientes, cuida com tudo, até que....o bebê não come! 
Ou se come é muito pouco. E no final das tentativas, tem mais comida espalhada pela casa do que dentro da barriga dele. O bebê se transforma num polvo! rsrs 
"Como assim não come?? Serei eu péssima cozinheira? Será o cadeirão desconfortável?? Será que meu filho está com alguma doença?? Qual problema dele?? Onde foi que eu errei?" 
Aí a gente insiste, tenta várias técnicas, conta histórinha, faz avião, coloca o bebê para ver TV e enquanto ele se distrai enfia colher na boca, faz mil tipos de papinha, bate no liquidificador, dá papinha da Nestlé..... 
Não gente!!! Pára tudo, pelo amorrrr de Deus (e pelo amor que vcs sentem pelos pecurruchos!!) 
Por favor, não façam papinha no liquidificador não dêem papinha da Nestlé e não coloquem o bb para ver TV enquanto come! (As consequências desses atos são piores do que ter que lidar com essa rejeição inicial do bb pela comida)

Uma coisa muito simples de se fazer quando temos bebês é se colocar no lugar dele para entender o que está acontecendo. 
Quando fazemos isso, nossa percepção aumenta sobre onde está o problema e qual é a solução. Tudo fica claro e a gente percebe que estamos na verdade complicando o simples. Quer ver só? 
Vamos ao nosso problema, o bebê não come. 
Vamos agora nos colocar no lugar dele para entende o porquê disso.
O bebê estava sendo amamentado, estava lá no colinho quentinho e confortável de alguém recebendo seu alimento (de preferência, no colo da mãe recebendo leite materno). 
Até que num dia qualquer o colocam numa cadeira fria, desconfortável. Além de ter que ficar nesse lugar que ele não conhece, longe do colinho, e com movimentos limitados, ainda tentam colocar na boca dele uma gosma estranha, um negócio nojento que ele nunca viu na vida! "Ecaaaa!!!! 
Que que é isso genteee??! Me tirem daqui!!! Por favor!! Socorro!" (Deve ser no mínimo isso que o bb pensa nesse momento). 
[Instaamigas, porfa, não inventem de aproveitar esse momento para enfiar papinha goela abaixo!
Sério, mesmo! Tenho uma amiga que fazia isso e o filho passou a chorar de boca fechada, que dó!!!]


"Ah, então tá! O bebê não quer comer pq estranha tudo e eu vou fazer o que?? ;deixar ele morrendo de fome?" "Ele vai perder peso!!" "Preciso do meu bb gordo e ´saudavel´",
Não, você não vai deixar seu bebê morrendo de fome, você vai fazer com que ele entenda aos poucos que existe outra forma de se alimentar ser ser leite. 
"Mas comooo?" Simples, simples, muito simples!
Coloque ele para brincar com os alimentos. Deixe ele conhecer a textura, o cheiro, o peso, o gosto do que ele vai comer!
Mas não é pra dar uma pêra para ele segurar um pouco para logo em seguida tirar da mão dele e dar papinha de pêra.
Dê pedaços da pêra que ele consiga segurar e comer (a pêra argentina é bem molinha). Ou dê a pêra inteira caso ele consiga segurar.

"Mas como ele vai mastigar? Ele não tem dentes!"
Vai mastigar com a gengiva (é até bom para massagear, ajudando no nascimnto dos dentes). E parem para pensar, a gente mastiga com os molares, e estes demoram para nascer! Imagina se fôssemos esperar ter molar para dar alimento sólido aos bebês! "Mas ele não vai engasgar??" (essa dúvida é campeã de audiência).
Não, bebê não vai engasgar, mas el vai estranhar a presença de um sólido na boca dele.
Então, no início ele vai aprender a mexer com esse alimento dentro da boca e esse aprendizado pode ser confundido com engasgo ou ânsia de vômito.
Mas não é nenhum dos dois! E sim o gag-reflex (que é quando o pedaço do alimento é muito grande para passar pela garganta e o bebê tira do final da boca e joga para a frente para mastigar mais até ficar num tamanho que dê para engolir).
Engasgo o bebê perde o ar, não consegue respirar. Se você cuidar e não der alimentos perigosos (tipo amendoim) dificilmente seu bebê irá engasgar comendo melancia, banana, mamão, manga, batata, abobrinha e etc.
Gag-reflex: parece que o bebê está tendo ânsia de vômito, mas aí você espera 3 segundos e quando vê o alimento está lá na frente da boca sendo mastigado novamente.
Como disse, esse gag-reflex só ocorre no início, depois o bebê aprende a manipular os sólidos e você até vai esquecer que passou por esses pequenos sustos.
Voltando ao tema, o bebê não come porque ainda não tem a mínima noção que existe "comida além do peito" rs.
A gente sabe que batata, chuchu, cenoura, alimenta, mas ele não!

Então só precisamos dar tempo ao tempo e deixar que o bebê faça as suas descobertas, aos poucos ele vai vendo que aqueles brinquedos novos são comestíveis e saborosos!
E enquanto ele vai fazendo essa descoberta, o leite vai garantir a nutrição dele.
Lembrando que o estômago do bebê é muito pequeno para caber a quantidade de alimento correspondente a todos os nutrientes que ele precisa. Por isso que o leite é perfeito, pois contém tudo o que ele precisa e cabe no pequeno estômago deles.
Então minha gente, em vez de nos descabelarmos, vamos curtir essa fase de introdução alimentar e ver nossos pequenos pimpolhos fazerem descobertas gastronômicas.

Comentários

  1. Karen, você começou a fazer isso? ta dando certo? Ele ta comendo melhor?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Instagram

Postagens mais visitadas