AmamentAÇÃO!

Que amamentar é um ato de amo e tem incontáveis benefícios para mamãe e bebê, todas nós sabemos...
Mas existem muitas coisas que não te contam...


Você sabia que [normalmente] enquanto amamenta em um dos seios, quase que a metade do volume de leite vaza do outro lado?!
Sabia que alguns bebês mamam por 10 minutos, outros demoram 40?
Já ouviu falar das maneiras de preparar seu bico para amamentar, antes do bebê nascer?

Pois bem, assim como pra você, a maioria das coisas foram novidade pra mim!

Nas consultas pré-natais e curso de pais [além dos livros, blogs e fóruns] fui aconselhada a preparar os meus bicos para a [traumática] amamentação. 
Tomar banho de sol [ou lâmpada 40W], passar pomada de lanolina e esfregar com a bucha vegetal ou toalha são quase uma prescrição médica a partir do 6 mês de gestação.
Me lembro de começar pelo mais fácil - a bucha vegetal e a pomada. Meu GO falou 'Esfregue com a bucha até arder'... Ok, esfreguei uma vez e já ardeu... Posso parar, então?!

O fato é que eu fiz tudo o que foi "prescrito" mas o medo de ter os mamilos rachando e sangrando [como eu lia em T-O-D-O-S os relatos] me assombravam a noite!

[E, verdade seja dita, nada te prepara pra que vem a seguir!!!]

Ganhei um kit da MAM e lá tinha um bico de silicone para amamentação. Por via das dúvidas levei pra maternidade mas nem usei...
Já em casa, no segundo dia, os bicos estavam descamando e bem rosados. Fiquei morrendo de medo de sangrar e rachar e lancei mão dos bicos de silicone.

Uau! Foi a melhor coisa que eu poderia ter feito por mim!!! 
Como o Gustavo ainda era novinho, se adaptou super bem [na verdade acho que nem percebeu!].
Pra não ficar refém dos bicos e nem viciar o Gu naquele formato [que são bem maiores que os meus naturais!] eu tentava intercalar com e sem nas mamadas, mas sempre doía e eu acabava usando os bicos.

Foi assim até ele completar 2 meses e meio. 
Acabei usando por mais tempo do que o normal pois percebi que o bico também controlava melhor o fluxo de leite [a própria vaca leitera] e o garotão engasgava muito menos.
Daí comecei a deixar de usar quando saía de casa, até que com quase 3 meses eu me vi pronta pra 'largar os bicos'!

Nas três primeiras mamadas o Gu ficou muito bravo pois era diferente, mas já na quarta ficou tudo bem e agora não quer nem saber deles!

Há quem diga que o bico de silicone prejudica o desenvolvimento da arcada dentária do bebê ou que seca o leite da mãe... BOBAGEM.. 
Também ouvi que o bico reduz a proximidade com o bebê. 

Fala sério! Uma película de silicone tão fina que mal se vê não vai te manter longe do bebê. A pele continuará encostada, o cheiro, o calor e o som dos batimentos da mãe continuarão sendo sentidos pelo seu bebê. 
[O que reduziria a sua proximidade com o bebê seria um par de mamilos rachados e horrivelmente doloridos!]

Graças a Deus eu não tive nenhuma dificuldade em amamentar. Ainda na sala de parto o Gu pegou direitinho e meu leite desceu logo na segunda noite.
Sorte de uma minoria.

Já testei os da MAM, da Nuk e da Avent [essa parte eu não contei... minha cachorrinha adorava mastigar e destruir... ela dava um jeito de pegar e comer.. Comprei uns 6 pares!!!!] e o que mais gostei foi o da Avent por causa do formato do bico, que é menorzinho. 
O da MAM é bem legal pois vem com um estojinho no formato dos bicos e o da Nuk achei que as laterais são pequenas e ficam bem nos lábios do bebê atrapalhando um pouco.


Ah! E os preços são praticamente iguais... Cerca de R$ 30,00 o par!

Mas se você está no time da imensa maioria das mamães que passaram ou que estão passando por esse momento lindo e estressante...

Meu conselho é que você não espere ficar em carne viva, sangrar, ter que parar de amamentar por alguns dias e sentir uma dor insuportável pra fazer algo a respeito... 
Use logo o bico de silicone até se sentir confortável em amamentar sem ele, CURTA esse momento tão especial com o seu bebê e seja MUITO FELIZ!

Comentários

Instagram

Postagens mais visitadas