Casamento - Nos mínimos detalhes... {A Cerimônia}

Agora eu conto pra vocês alguns detalhes da cerimônia que eu mesma fiz [com ajudinha da mamãe e da sogra, claro!]



{1} Lágrimas de Alegria
Com papel vegetal fiz envelopes no tamanho dos lenços de papel, coloquei 3 lencinhos e fiz um tag personalizado com o tema do casamento, com a frase "Para as suas lágrimas de alegria", no mesmo papel do convite e finalizei com dois barbantes de cera, nas cores vermelho e branco. Fiz um para cada padrinho e deixamos nos bancos onde eles sentariam.

Não custou nem 10,00 para cerca de 30 envelopinhos...

{2} Cerimônia das Areias
Essa eu copiei dos sites gringos.. Fala sério, não é lindo e cheio de significado? Foi simples, comprei um trio de vasos de vidro em uma loja de decoração, areia para vaso nas cores preto e branco.
Aí vai um segredinho... Eu e o futuro marido "treinamos" em casa antes como despejar a areia no vidro e percebemos que se despejássemos juntos ia ficar tudo cinza e feio, então combinamos que cada um despejava um pouquinho por vez e, no final, o desenho ficou melhor do que encomenda!
Pra fechar com chave de ouro, enquanto fazíamos a 'mistura' na cerimônia, o pastor disse algumas palavras do que aquilo representava - união de dois corpos que agora se tornavam inseparáveis como aqueles grãos de areia...
O custo? Vidro grande 19,00.. Vidros médios 7,00 cada... Areias 5,00 cada cor..
Lindo, delicado, sofisticado e romântico!!

{3} Pajens despojados
Você tem que concordar que as crianças são um show a parte da cerimônia e, no meu caso, eles eram vários.. 7 no total!
Acho indelicado da parte dos noivos quando convidam uma criança para ser pajem ou daminha e pedem que os pais aluguem um traje.
Para os meninos, minha mãe costurou um colete e uma gravatinha em cetim prata. Os papais providenciaram o terno preto, a camisa branca e um all star preto.

{4} Bola de alianças
Essa coisa linda da foto é a minha irmãzinha Gisele.. 
O vestido dela também foi costurado pela minha mãe - vestido, saiote de tule e laço - dela e de todas as outras três daminhas... Mas o astro aqui é a bola, certo? 
Confesso que copiei a ideia da bola do casamento do meu irmão, mas o dele foi uma bola de cravos. Por ser flor de verdade, usaram uma bola de espuma floral e ficou muito pesado e frágil, então resolvi fazer com perolas. Esse foi um detalhe apaixonante da cerimônia. Comprei a bola de isopor no tamanho ideal para a minha irmã carregar, fui na 25 de março e comprei as perolas e um arame dourado bem fininho. As perolas foram o mais caro, ja que decidi comprar as de vidro ao invés das de plástico, já que o acabamento era infinitamente melhor. Minha sogra colocou cada bolinha com cola de isopor e usamos um viés do mesmo tecido do laço dos vestidos.

{5} O programa do casamento
Depois de ver muitos casamentos percebi que seria muito interessante fazer um programa para os convidados ficarem por dentro do que ia rolar, além de especificar "convidados sentados" e "convidados em pé", já que sempre levantam nas horas erradas.. Enfim, usei um papel vermelho que combinava com o convite, fizemos a sequência de fotos em casa mesmo, como se estivéssemos prontos para o casamento e com as plaquinhas "VOCÊ" "COMPLETOU" "NOSSO" "GRANDE DIA"... Ainda usei um coraçãozinho de papel que cortei com aqueles cortadores tipo carimbo. 
Dentro imprimi o programa da cerimônia com os nomes dos padrinhos, os nomes e autores das músicas etc, etc, etc...
Com esse programa, eu estava descartando algum tag para carro ou cartão de agradecimento pela presença, o que foi uma economia e tanto!



{6} Lapelas dos padrinhos
Por falta de verdinhas, [sim, tudo o que envolve casamento envolve grana!] só fizemos a decoração com um florista na igreja, na mesa do bolo e nas mesas de convidados [vou falar dessas duas últimas depois, calminha..]
As lapelas dos padrinhos, fui eu quem fiz... Comprei uma dúzia de cravos rosa-bebê no CEAGESP na sexta de manhã e deixei até o sábado a noite num balde com água e gelo pra conservar.
Com fita floral e arame, cada lapela não me custou quase nada e ficou do jeitinho que eu queria... ;)
Fiz igualzinho com a lapela dos pajens, mas com mini cravos rosa-bebê.


{7} Buquê e lapela do noivo
Ah, sim! Esse quesito foi minha pedra no sapato... O florista foi muito legal e disse que meu buquê seria 'cortesia'.. Perfeito! Quem não quer algo de graça, quando já está gastando os tubos?! 
Certo... Fui bem clara das flores que não me agradam - margaridas, gérberas, etc... - e deixei com ele uma foto do buquê que eu havia gostado e queria e-x-a-t-a-m-e-n-t-e i-g-u-a-l..!
Óbvio que, como diz o ditado popular, "quando o milagre é demais, o santo desconfia"... Meu buquê chegou na manhã do meu casamento e... não era, nem de longe, o que eu queria... Resumindo a ópera, eu e minha mãe corremos em uma loja de flores perto do CEAGESP, com a foto do meu desejado buquê e montaram o buquê dos meus sonhos ali, em menos de 15 minutos... Claro que isso teve um preço... 300,00 verdinhas.. mas, a essa altura do campeonato, o que fazer né, gente?!
Um par de tulipinhas brancas ficaram "sobrando" e quase iam pro lixo, até que me veio uma inspiração e eu pensei "opa, o noivo vai ficar demais com isso!" e pronto, tudo resolvido!!!

{8} Coroa de flores
As minhas daminhas, além de lindas, mereciam um acessório especial... Pesquisando bastante na internet, achei tão delicadas essas coroas de flores que queria iguais!
Minha mãe achou umas rosinhas de tecido praticamente idênticas às reais, minha sogra montou as coroas em um arame mais firme e nem deu pra ver a emenda.. ficaram perfeitas!

{9} Cerimônia das areias - Padrinhos
Como eu considerava muito importante a participação dos padrinhos na vida e na história de um casal, resolvi fazer uma lembrança a eles... Fiz um vidrinho com as areias para cada casal levar e ter em casa. Pra nao cair, finalizei com gel transparente para velas.
Os vidrinhos não foram tão baratos quanto eu gostaria, mas valeu a pena!

{10} Bonecos Noivinhos
Parecia que quanto mais tempo eu passava pesquisando, mais ideias eu tinha e isso, claro, só me dava mais trabalhos... Mas não me arrependo de nadinha!
Fizemos [eu e minha mãe] as cabeça e os corpinhos de isopor e os membros de manta acrílica, cobrindo tudo com um tecido tipo pele de boneca de pano [desculpa, não lembro o nome!], trocamos os cabelos por lã, os olhos por alfinetes, alguns detalhes com maquiagem e canetinha permanente e minha mãe costurou as roupinhas iguais às nossas, para que um dos casais de pajem e daminha entrassem carregando os bonecos. Como tudo o que eu inventei pro casamento, não custou quase nada...

{11} Save the Date
Do mesmo jeitinho que fizemos o programa da cerimônia, fizemos também o Save the Date. Esse só foi virtual mesmo.. Enviamos aos convidados por email e postamos nas nossas redes sociais uns dois ou três meses antes da data...
Eu fiquei com grandes dúvidas se fazia impresso ou só virtual e fui convencida a fazer só o virtual pois a entrega dos convites já daria bastante trabalho [não é fácil caçar 350 convidados]. Essa é uma dica que eu dou.. Save the date, só virtual!
Enfim, fizemos as fotos no mesmo dia das fotos do programa, com plaquinhas "SAVE" "THE" "DATE" "25.09.11", como se tivéssemos nos arrumando, com gravata por fazer, etc...

Além disso, ainda fizemos o convite.. Sim!! Em casa mesmo! Não é impossível, é só ter tempo, criatividade e dedicação [sim, dedicação é o estímulo para a falta de grana]!!!

Bom.. esses são os detalhes que fizeram parte da Cerimônia.. Logo mais falo da Festa!

Comentários

Instagram

Postagens mais visitadas